quinta-feira, 1 de julho de 2010

ACONTECEU NA SALA DE AULA

ABSOLUTA

Xingar é algo comum no meio da criançada. Mesmo que os pais não o façam em casa, elas irão aprender mais cedo ou mais tarde. Conheci um menino que adorava xingar. Ainda pequenino, ele achava engraçada a reação das pessoas ao ouvir aquele nome "Filho da p...". No intuito de ajudá-lo ensinei que aquilo era um xingamento e que não devíamos xingar. Ele pareceu entender bem.
Certa vez, ele estava brincando com uma menina mais velha que ele. Os dois jogavam jogo da memória. Ela disse:
___ Já olhou tudo ?
___ Já! - Respondeu ele prontamente.
___ Certeza absoluta?
___ Não xinga, não pode xingar, é feio !
Achei muito engraçado. Isso me fez pensar que o xingamento na verdade não existe. O tom da voz e sonoridade das letras é que faz com que as palavras pareçam feias.

Rosângela Lopes Borges 31 dezembro de 2010


MACUMBA

Um dia, permiti que meus alunos dessem uma "estudadinha" para a prova de Inglês que teriam depois da minha aula.
Sentada na minha mesa, de cabeça baixa, fazendo meu diário ouvi lá do fundo a voz do Pedro:
___ Professora? Como se escreve "macumba" em Inglês ?
Levei um susto, olhei para ele, sem poder esconder minha admiração e perguntei:
___ A professora de Inglês ensinou isso pra vocês ? Tem isso no seu livro ?
___ Tem! Ela ensinou, mas eu estou com dúvida entre Macumba e Dor de dente!
Levantei e fui até a mesa dele e não aguentei de tanto rir.
Ele estava se referindo a CAXUMBA!
Quando expliquei para ele o que era "macumba" ele ficou vermelhinho de vergonha e a sala toda caiu na risada !



Rosângela Lopes Borges 15 dezembro de 2010



MOSTRANDO AS INTIMIDADES

Numa aula de Língua Portuguesa estava aplicando uma atividade sobre pronomes de tratamento.
Um de meus "abençoados" trouxe o caderno para corrigir e nele estava escrito:
"Você mostra as intimidades."
Intrigada, perguntei se ele sabia o siguinificado de "mostrar as intimidades".
Expliquei. Ele ficou vemelho de vergonha.
A atividade propunha o seguinte: Encontre o pronome de tratamento e explique porque ele foi usado.
A resposta correta deveria ser:
Você - "O pronome de tratamento" usado para demonstrar intimidade.
Mostrando os denteskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Rosângela Lopes Borges - 1 Julho, 2009


Ânus ou Anos ?

Um dia, a professora tentando fazer com que os alunos aprendessem a falar corretamente as partes íntimas do corpo, ensinou :
__O lugar por onde sai o cocó se chama ânus.
A aluna muito curiosa perguntou logo:
__ Quanto "ânus" tem meu ânus ?!
A professora, com um sorriso no rosto responde pacientemente:
__Ele tem a mesma idade que você !

rsrsrsrsrs


Rosângela Lopes Borges - 1 Julho, 2009



Ladrão de Leite


Um dia ,na aula de direito, o professor estava comentando sobre Latrocínio...
Uma aluna após a explicação fala inocentemente:
__ Aaaaaaaaaaaaaaaaaah, eu pensava que latrocínio era roubo de Leite!
kkkkkkkkkk


Rosângela Lopes Borges - 1 Julho, 2009


A BOLSA


Havia no colégio, um menino que estava na primeira série há 4 anos. Todo esforço dos professores em ajudá-lo era inútil.
Um dia ele chegou muito feliz, no colégio e disse pra sua professora:
___Professora, eu não vou estudar aqui mais não. Meu pai ganhou uma bolsa no Colégio Pitágoras.
A professora, sorrindo lhe respondeu:
___Nossa, que legal, fico muito feliz por você, quem sabe você aprenderá mais lá, né ?
Ele fez uma careta e perguntou:
___Mas será que essa "bolsa" é bonita ? Pensativo
kkkkkkk


Rosângela Lopes Borges - 1 Julho, 2009


Enxurrada

A professora ,com seus 40 anos, estava dando aula para os meninos do 4º ano. Ela tinha uma vocabulário meio "antigo" e "rural". Então, começou a contar aos alunos sobre um bezerro seu que havia morrido na fazenda. Um dos meninos curioso pergunta:
___Morreu de que professora ?
___De "inxurrio" ___Respondeu ela sem pensar.
O aluno então arregalou o olho e disse:
__Nossa, mas choveu tanto lá,assim ?
Ela caiu na gargalhada! Todos ficaram sem entender até que ela explicou:
__ "inxurrio" é diarréia e não enxurrada !
kkkkkkOvelha negra


Rosângela Lopes Borges - 1 Julho, 2009


O 27º ESTADO BRASILEIRO


Numa aula de Geografia a professora "Neilane" tentava mostrar quais são os estado brasileiros e a aula seguia meio agitada. Muito nervosa, chama a atenção do "Carlinhos", lá no fundo:
___ Carlinhos você não está vendo o estado que eu estou ?
O menino, mais que depressa responde:
___ Estado de Goiás, ora!
kkkkkkkkkFesta


Rosângela Lopes Borges - 1 Julho, 2009

xixi


O professor Marcelo pede um pequeno relatório de sua aula. A aluna, da 1ª série, com dificuladades de escrever, pergunta intrigada:
_____Professor, como é que escreve "xixi"
O professor sem entender bem, pergunta:
_____Como assim "xixi" ? O que você quer escrever ?
A aluna responde :
_____ Eu "xixi" um filme!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkPelícula fotográfica


Rosângela Lopes Borges - 6 Set., 2009


SE VIRA

Professor luta o tempo todo para que seus alunos tenham responsabilidades. Mas, as vezes, todo seu esforço parece em vão. É aluno que esquece caderno, esquece lápis, esquece agenda...
Agora, esquecer a mochila com tudo dentro dela é o cúmulo. Parece impossível, mas já vi acontecer!
__"fulaninho" cadê a sua apostila ?
__ Esqueci em casa, professora.
__ Então copia no caderno!
__Também não trouxe.
__ Então pegue essa folha e copie!
__ Não trouxe o lápis também não, professora!
__ O que você trouxe então ? Perguntei já nervosa!
__ Só a lancheira, é que esqueci minha mochila em casa !
__ Então "SE VIRA"!
Aí, quando pensei que ele não podia mais me supreender, ele olha dos lados como se tivesse procurando algo e diz:
__ Me virá pra quê ?
Mostrando os dentes


Rosângela Lopes Borges - 6 Set., 2009


O GIZ


Durante minhas aulas, adoro brincar com meus alunos, soltar algumas piadinhas ou trocadilhos como:
__ Fale agora ou cale-se para sempre!
__ Boca fechada não entra GIZ!
Eles adoram, caem na gaitada.
Certo dia, estava esrevendo no quadro e quando me virei, estava ele lá, dormindo...
Querendo acordar o "bixinho" e fazer a turma rir, joguei-lhe um giz . Ele pegou o giz que caiu no colo, me olhou com cara de sono e disse:
___ Ow professora, alguém me jogou um giz !Com sono
A sala inteira caiu na gargalhada e ele olhando para o giz sem entender nada !
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Rosângela Lopes Borges - 6 Set., 2009


PASSA PRA FRENTE


Aluno tem que ficar ligado com tudo que acontece dentro de sala de aula se não quiser pagar mico.
Um dia, o professor Luciano deu um tapa na cabeça de um aluno "brincando é claro" e disse:
__Passa pra frente!
Esse por sua vez dava um tapa na cabeça do colega da frente e dizia a mesma coisa:
__Passa pra frente!
Lá mais na frente a "coitada" recebe o tapão e ouve:
__Passa pra frente!
Ela arrasta a carteira pra frente, rapidamente, olha
pra trás e pergunta:
__Tá bom assim?
Anjo


Rosângela Lopes Borges - 9 Set., 2009


Agosto


Estava eu, dando aula de Redação e explicando sobre um novo tipo de texto "Receita".
Levei algumas receitas para os alunos lerem. No meio de uma das leituras um garoto em "um
brado retumbante" grita:
___A receita é boa, mas demora de mais pra poder comer.
Não entendi e disse:
___Como demora pra fazer ? É só misturar os ingredientes, não precisa nem levar ao fogo.
Ele olhou para a receita nas suas mão e disse:
__ Aqui está falando: "Sirva à gosto" e nós estamos em junho ainda!
Sarcástico


Rosângela Lopes Borges - 22 Out., 2009


DEFECAR


Aluno adora fazer perguntas. Em sua maioria, descontextualizada. Não tem nada haver com a aula.
Os meu pequeninos também são assim.
O Marcos Antônio, não era diferente. No meio da aula de Português, está ele lá perguntando sobre
acidentes de carrro, atentados, doenças, internet ...
Certo dia, ela me fez uma pergunta que quase morride tanto rir dentro da sala:
___ Professora, você já defecou animal ?
Dei uma crise de rir que nem consegui responder. Sabe o que foi pior ?
É que a sala não achou graça nenhuma. Não entendiam porque eu estava rindo !
kkkkkkkkkkkkkkkk


Rosângela Lopes Borges - 22 Out., 2009


ESTADO


Aluno adora responder perguntas primeiro que os colegas. Acho que para mostrar que sabe mais que os outros. E que não gosta,né ?
A Amandinha era a campeã da sala. Era sempre a primeira a levantar o dedo. Antes mesmo de eu fazer a pergunta, lá , estava ela com um brilho nos olhos e com a resposta na ponta da língua. Nunca a resposta certa, mas tudo bem !
Certo dia, eu explicava sobre a definição de verbo e dizia:
___Os verbos podem ser de ação, estado ou fenômeno da natureza. Alguém opde me dar um exemplo de verbo de estado?
Lá estava Amandinha se sacudindo na cadeira, dedinho levantado e com um olhar de " eu sei....eu sei... me escolhe....me escolhe"
Deixei-a falar. E ela respodeu:
____Estado de GOIÁS !
A turma inteira caiu na risada ! Boca aberta


Rosângela Lopes Borges - 30 Out., 2009


ME DÁ SEU EMAIL ?


DANDO AULA NO QUARTO ANO, CONTEI AOS MEUS ALUNOS SOBRE ESSE ESPAÇO NA INTERNET, EM QUE EU ESCREVIA AS HISTÓRIAS ENGRAÇADAS QUE OCORRIAM DENTRO DA ESCOLA.
UMA DE MINHAS ALUNAS, MUITO GENTILMENTE ME PEDIU:
____ ME DÁ SEU EMAIL, PROFESSORA !
ANTES QU EU PUDESSE RESPONDER, UMA OUTRA* LEVANTA DA CADEIRA, NERVOSA, E COMEÇA A FALAR:
____ ELA NÃO VAI TE DAR NADA, NÃO ESTÁ VENDO QUE ELA TEM MUITA COISA SALVA,LÁ ? COMO ELA VAI DAR ELE PRA VC ? LARGA DE SER BOBA !
PARA NÃO PIORAR A SITUAÇÃO EU DISSE:
____ AMANDA* SENTA, MINHA QUERIDA !



Rosângela Lopes Borges - 30 Out., 2009


ACABOU A ÁGUA


NÃO SEI NAS OUTRAS CIDADES, MAS AQUI EM CALDAS NOVAS QUANDO ACABA A ÁGUA DA RUA OS ALUNOS FICAM SOMENTE MEIO PERÍODO NAS ESCOLAS, POR CAUSA DO USO DOS BANHEIROS.
POIS BEM, ESTAVA EU APLICANDO UMA AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO. APÓS EXPLICAR TUDO QUE ERA NECESSÁRIO SABER DISSE AOS MEUS
ALUNOS:
_____ AGORA, VCS VÃOS FAZER O TEXTO SOZINHOS, EM SILÊNCIO E NÃO TEM QUE PEDIR PRA IR AO BANHEIRO, PRA ENCHER GARRAFINHA. ACABOU
A CONVERSA, ACABOU O BANHEIRO, ACABOU A GARRAFINHA, ACABOU A ÁGUA...
LOGO, O CARLOS GRITA DE SUA CADEIRA:
____ ACABOU A ÁGUA ? ENTÃO NÓS VAMOS EMBORA MAIS CEDO ?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK



Rosângela Lopes Borges - 30 Out., 2009


O QUE VC QUER SER QUANDO CRESCER ?


RECEBI UMA PROPOSTA DE PARTICIPAR JUNTO COM MEUS ALUNOS DE UM CONCURSO DE REDAÇÃO. O TEMA ERA : O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO VOCÊ CRESCER ?
NA QUARTA FEIRA, DEDIQUEI UMA AULA INTEIRINHA A CONVERSAR COM ELES SOBRE O QUE ELES PENSAVAM, EXPLICAVA O QUE ELES DEVERIAM FAZER PARA REALIZAR ESSE SONHO DA PROFISSÃO DESEJADA.
NO DIA SEGUINTE, REVISAMOS TUDO QUE FOI FALADO, COPIEI A PROPOSTA DO
CONCURSO , NO QUADRO E EXPLIQUEI COMO SERIA A ESTÉTICA DA REDAÇÃO. DEIXEI-OS FAZENDO SOZINHOS.
APOS UM TEMPO, ME PUS A RECOLHER AS FOLHAS. QUANDO CHEGUEI NA CADEIRA
DA JÚLYA VI QUE ALGO HAVIA DE ERRADO A COMEÇAR ME PRIMEIRO PARÁGRAFO
QUE ESTA ESCRITO: ERA UMA VEZ.....
NA FOLHA DELA ESTAVA ESCRITO COMO TÍTULO:
A CADELINHA LAILA
EU RI MUITO E PERGUNTEI A ELA :
_____ O QUE VC QUER SER QUANDO VOCÊ CRESCER ? A CADELINHA LAILA ?
VI QUE SEUS OLHOS ARREGALARAM E SÓ ENTÃO ELA PERCEBEU O QUE HAVIA FEITO DE ERRADO. FOI MUITO ENGRAÇADO !




Rosângela Lopes Borges - 30 Out., 2009


TEM OU TÊM ?


DURANTE UMA AULA DE PORTUGUÊS SOBRE OS VERBOS TEM E TÊM, LI AS SEGUINTES FRASES:
" PEDRO E JOÃO TÊM UM IRMÃO MAIS VELHO.
"MARIANA TEM DOIS IRMÃO."
OS ALUNOS DEVERIAM DIZER EM QUAL DAS FRASES O VERBO "TER" DEVERIA SER ACENTUADO.
NA TENTATIVA "FRUSTRADA" DE AJUDÁ-LOS, FIZ A SEGUINTE PERGUNTA:
____ QUEM TEM DOIS IRMÃOS ?
LOGO UM ALUNO LEVANTA O DEDO E FALA:
___ EU !
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK




Rosângela Lopes Borges - 30 Out., 2009


Papel Higiênico


Todos nós sabemos que as Múmias são cadáveres que são embalsamados.
Tal processo, chamado de mumificação, tem como fim de preservar o corpo
para a recepção do "espírito". Ele era realizado, nos anos 2.000 à 7.000 a. C.
Pois bem, dando aula sobre anedotas li a seguinte piada:
" o que uma Múmia disse para outra Múmia ?
___ Estamos enroladas! "
A intenção era que os alunos percebecem que
havia 2 sentidos para a palavra "enroladas" no texto.
Para levá-los a perceber a resposta, perguntei :
___ De que as múmias são feitas ?
Tive que ouvir a Amanda * respondendo :
___ De papel higiênico !
kkkkkkkkkkkkkk
Obs,: O papel higiênico foi inventado na China, em 875,
mas a invenção também já foi atribuída a Joseph Gayetty,
de Nova Iorque, EUA, que a teria concebido em 1857.
Isso daria uma diferença de 9 a 10 mil anos ! kkkkkk




Rosângela Lopes Borges - 1 Nov., 2009


Apóstrofo


Nós professores, as vezes, somos quase que obrigados a dar aula de outras matérias para preencher a carga horária e não receber uma mixaria no fim do mês. Pois bem, eu sou assim também. Sou formada em Letras Português e Inglês com pós graduação em Linguística. Dou aulas de Língua Portuguesa, Redação, Filosofia e Ensino REligioso. Mas já dei aula até de Geografia.
Numa sala dou aula de Português e Artes. Percebi que isso confunde a cabecinhas dos meus alunos do 7 ano...kkkk
Na prova de Português, fiz a seguinte pergunta:
" Explique para que serve o apóstrofo e dê um exemplo"
O aluno respondeu:
" Para que serve não sei não, mas deve ser importante, pois
eles jantavam com Jesus. Exemplo: A Santa Ceia de Leonardo Da Vinci
OBS.:

O apóstrofo ( ) é um sinal de pontuação que tem como função indicar a supressão de letras numa palavra, como pingo d’água para pingo de água, Vozes d'África ou Santa Bárbara D'Oeste. A esta supressão dá-se o nome de elisão.

É muito difundido, mesmo sendo incorreto, o emprego de uma linha vertical ( ' ) no lugar do apóstrofo ( ), devido ao fato que nas máquinas de escrever e nos teclados dos computadores não há o apóstrofo tipográfico.




Rosângela Lopes Borges - 1 Nov., 2009


APÓSTROFE


Como já disse, dei aula de vários conteúdos.
Numa sala do 1º ano do Ensino Médio. Dava as seguintes matérias: Ensino Religioso de Língua Portuguesa.
Não diferente das outras salas, percebi que os alunos confundiam
as matérias, mesmo não tendo nada haver uma coisa com a outra.
Numa avaliação, lembro-mes de fazer a seguinte pergunta:
"Apóstrofe é uma figura de estilo caracterizada pela evocação de determinadas entidades, consoante o objetivo do discurso, que pode ser poético, sagrado ou profano.
Dê um exemplo"
A aluna, que agora não me lembro mais do nome ,respondeu:
"Chico Xavier "
kkkkkkkk
Festa

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkk e o pior q isso tudo e verdade e ja aconteçeu na sala onde eu estava kkkkkkkkk mas nada comigo

    ResponderExcluir